Como Investir Corretamente em Marketing de Conteúdo, por Sujan Patel



Entrevista com Sujan Patel sobre Marketing de Conteúdo

Entrevista com Sujan Patel sobre Marketing de Conteúdo

Introdução

Olá pessoal. Eu sou Gabriel Costa da Resultados Digitais. E hoje estou aqui com Sujan Patel, uma das maiores mentes quando falamos sobre marketing online, marketing de conteúdo e growth hacking. Primeiramente, Sujan, muito obrigado por estar aqui.

Obrigado por me receber. Estou empolgado por estar aqui novamente. Incrível. Você poderia se apresentar e nos contar um pouco sobre você e sua empresa?

Sim. Faço marketing digital há 15 anos. Sou fundador da Web Profits, uma agência que ajuda principalmente outras empresas de SaaS com marketing. Também tenho minha própria empresa chamada Grand Ventures, onde temos sete negócios de SaaS. Trabalhamos com marketing e crescimento de nossos próprios negócios da mesma maneira que fazemos para os clientes. Entre esses dois, tenho muitas ideias diferentes, testes. Geralmente fazemos os testes em nós mesmos e depois aplicamos o que funciona para nossos clientes. – É muito divertido.

Mercado de Marketing de Conteúdo

De dois anos para cá, o mercado mudou muito quando se fala em marketing de conteúdo. O que evoluiu desde então?

Acho que o espaço amadureceu um pouco mais. Há dois anos, termos como marketing de conteúdo, growth hacking, eram um pouco mais novidade. Nem todo mundo estava familiarizado com isso. Todo mundo estava “oh… ah… isso é uma coisa nova”, uma bola brilhante com a qual todos estavam animados. Agora, muitas pessoas perceberam que essas são coisas que você deve fazer para fazer crescer um negócio. Vejo um uso muito mais generalizado. As empresas estão realmente alavancando táticas que eram novas e emergentes alguns anos atrás. Agora, faz parte da estratégia de quase todo mundo. Dito isso, acho que foi de ser muito… foi muito tático, como: “Tenho esse growth hack que você vai fazer para ter um grande ganho”, para implementar um framework ou processo de crescimento que você pode usar para sustentabilidade a longo prazo e pensar nisso não apenas como um como obter ganhos de curto prazo, mas como aplicar essa mentalidade à empresa ou organização?

Estratégia de Conteúdo

Qual é o seu conselho para aquelas pessoas e empresas que estão iniciando agora uma estratégia de marketing de conteúdo?

Se você está começando o marketing de conteúdo em 2017, provavelmente terá muitos concorrentes. Você terá muitas pessoas que você terá que superar. Você terá que descobrir como se destacar no meio do ruído, certo? Então, acho que muito do que precisa acontecer agora, se você está começando, é focar na qualidade. Não se preocupe em criar muito volume… Não se preocupe em criar muitos volumes e coisas que ninguém fez. Pense em como você pode criar algo maior e melhor do que seu melhor concorrente. É assim que você pode se destacar.

Formatos de Conteúdo

Você vê quais são os formatos de conteúdo mais promissores? Por exemplo, vídeos ou infográficos.

Vídeos funcionam muito, muito bem. Facebook, LinkedIn, YouTube, grandes jogadores em vídeo. Obviamente, o YouTube tem sido a plataforma de vídeo, mas o Facebook, o LinkedIn estão realmente impulsionando o vídeo em suas plataformas. Então, é um formato muito reemergente, mas também conteúdo épico de 10x, conteúdo incrível como E-books, recursos educacionais. Pense em E-books e torná-los em formato de conteúdo rico em HTML. Novamente, Webinars, tudo o que é mais do que apenas um artigo. Mas acho que com muitas coisas, o que você pode fazer é pegar as empresas que estão por aí, pegar as coisas que funcionaram muito bem e transformar esse artigo – Vou falar mais sobre isso na minha palestra, mas você pode pegar um artigo e transformá-lo em algo ainda maior e melhor.

Estratégia de Vídeo

Você iniciou alguns meses atrás uma estratégia de vídeo marketing de conteúdo, certo? Qual é a sua maior aprendizagem até agora?

Minha maior aprendizagem com vídeo… Eu criei exatamente 100 vídeos até o momento e aprendi muito. Dos meus vídeos, três vídeos geram 90% do tráfego. Dos que criei dois anos atrás e um ano atrás. – Então… – Quais são os tópicos? Um é como construir sua carreira como um profissional de marketing digital. Isso gerou, acho que 30 mil visualizações. Algo do tipo. Recebe muitos comentários. Então, o que estou fazendo é… vídeos curtos funcionam bem, abaixo de 5 minutos. 3 a 5 minutos geralmente funcionam muito bem. Invisto muito mais tempo pesquisando sobre o que vou falar. É a qualidade do vídeo, usando exemplos e sendo conciso. E você pode realmente levar as pessoas de um vídeo para peças de conteúdo. Então, apenas curto, doce e realmente focado em distribuição. YouTube é ótimo, mas não se esqueça do Facebook e LinkedIn. Publiquei um vídeo no meu LinkedIn e Facebook e não fiz mais nada além de publicar e consegui mais visualizações em cada vídeo separadamente em 24 horas do que durante toda a vida do meu vídeo no YouTube. Plataforma mais envolvente. Mais envolvente porque ambas as plataformas estão incentivando fortemente o conteúdo nativo. Então, uma maneira realmente ótima. Tenho cerca de 500 mil visualizações nos meus vídeos agora em dois anos. E a maior parte, 3/4 disso, veio do Facebook e LinkedIn. – Apenas 100 do YouTube. – Incrível.

Dicas Avançadas

E para aqueles que não são mais iniciantes. Então, tenho uma estratégia de conteúdo, produzo e assim por diante, Qual é o seu tipo de conselho avançado?

Se você está fazendo isso, tem uma estratégia de crescimento, as coisas estão funcionando, é realmente sobre focar nas coisas que funcionam, fazer os cálculos sobre ideias de novos canais. Por exemplo, muitas pessoas, quando têm coisas funcionando, pensam: Ouvi falar sobre esse novo canal, webinar, ou parceria ou seja lá o que for. Faça os cálculos sobre quais visitantes potenciais, que tráfego isso vai trazer, o hipotético disso ter sucesso. Você decide fazer webinars, se isso funcionar, quanto de receita, quantos clientes, quantos leads isso vai trazer para o meu negócio? E muitas vezes você vai eliminar coisas que não funcionam. Então, realmente não é apenas focar nas coisas que não funcionam, mas otimizar os processos que funcionam. E também ter essa combinação de conteúdo e análises. Então, o que está funcionando, o que não está funcionando?

Desafios

Você aconselha muitas empresas, certo? Qual é o maior desafio que você vê as empresas enfrentarem ao iniciar essa estratégia de marketing de conteúdo?

O maior desafio com marketing de conteúdo é que leva muito tempo. Você não se torna um sucesso da noite para o dia. Simplesmente não acontece. Acho que muitas pessoas olham para o marketing de conteúdo, investem nele e esperam um retorno a curto prazo. Você não obtém retorno a curto prazo. Isso simplesmente não funciona. Marketing de conteúdo é um ROI de 3, 6, 9… 2 anos. É cumulativo. Eu olho para o investimento em marketing de conteúdo no primeiro ano, não espere nada em retorno. Construa a base, sua audiência, seu tráfego, construa agora seus leads e comece a medir seu ROI em um ou dois anos. Mas a curto prazo, olhe para o tráfego. Você ainda pode ver métricas direcionais, mas acho que muitas pessoas esperam que o investimento em marketing de conteúdo traga resultados. Simplesmente não funciona. E a outra grande coisa é também marketing de conteúdo é conteúdo e marketing. Muitas pessoas criam conteúdo e dizem que estão fazendo marketing de conteúdo. Não se esqueça do marketing e distribuição. Essa é a maior coisa única que passo… quando estou investindo em marketing de conteúdo eu passo 80% do meu tempo na parte de marketing. Eu não vou atrás de uma ideia, a menos que eu saiba exatamente como vou promovê-la. E mesmo assim, nem sempre é bem-sucedido. Então, 80% precisa ser gasto em distribuição e marketing.

Como investir de forma eficaz em Marketing de Conteúdo

No mundo digital de hoje, o Marketing de Conteúdo se tornou uma estratégia essencial para as empresas que desejam aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes. No entanto, investir em Marketing de Conteúdo pode ser um desafio se não for feito da maneira correta. Neste artigo, vamos explorar como investir corretamente em Marketing de Conteúdo, com base nas dicas de Sujan Patel, especialista em marketing digital.

Por que investir em Marketing de Conteúdo?

Antes de entrarmos nas estratégias de investimento em Marketing de Conteúdo, é importante entender por que essa estratégia é tão importante. O Marketing de Conteúdo pode ajudar a sua empresa a:

  • Atrair mais tráfego para o seu site
  • Construir a confiança do público
  • Gerar leads qualificados
  • Engajar os clientes atuais
  • Aumentar a visibilidade da marca

Em resumo, investir em Marketing de Conteúdo pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, desde criar uma base sólida de clientes até aumentar as vendas.

Como investir corretamente em Marketing de Conteúdo?

Segundo Sujan Patel, há algumas estratégias que podem ajudar a otimizar o seu investimento em Marketing de Conteúdo. Confira algumas dicas a seguir:

Defina seus objetivos

Antes de começar a investir em Marketing de Conteúdo, é essencial que você defina claramente quais são os seus objetivos. Você deseja aumentar o tráfego do seu site? Gerar mais leads? Melhorar o engajamento nas redes sociais? Ao definir seus objetivos de maneira específica, você poderá direcionar melhor seus esforços e medir o sucesso das suas campanhas.

Conheça o seu público-alvo

Para criar conteúdo relevante e atrativo, é fundamental conhecer o seu público-alvo. Realize pesquisas de mercado, analise o comportamento dos seus seguidores nas redes sociais e colete feedbacks dos clientes para entender melhor suas necessidades e preferências. Com essas informações em mãos, você poderá criar conteúdo personalizado que ressoe com o seu público-alvo.

Invista em qualidade

Qualidade é fundamental quando se trata de Marketing de Conteúdo. Seja na criação de artigos para o blog, vídeos para o YouTube ou posts nas redes sociais, certifique-se de que o seu conteúdo é relevante, informativo e bem produzido. Invista em profissionais qualificados, como redatores, designers e videomakers, para garantir que o seu conteúdo seja atraente e impactante.

Analise os resultados

Por fim, não se esqueça de analisar os resultados das suas campanhas de Marketing de Conteúdo. Utilize ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, para monitorar o desempenho do seu conteúdo e identificar o que está funcionando e o que pode ser melhorado. Com base nesses insights, você poderá ajustar suas estratégias e otimizar seus investimentos.

Conclusão

Investir em Marketing de Conteúdo pode ser uma estratégia poderosa para impulsionar o crescimento do seu negócio. Seguindo as dicas de Sujan Patel e implementando as melhores práticas, você poderá obter resultados significativos e alcançar o sucesso desejado. Portanto, não perca tempo e comece a investir de forma eficaz em Marketing de Conteúdo hoje mesmo.

Elementos essenciais do marketing de conteúdo

Para investir corretamente em marketing de conteúdo, é fundamental ter em mente alguns elementos essenciais. Primeiramente, é importante definir claramente o público-alvo e suas necessidades, para garantir que o conteúdo produzido seja relevante e impactante. Além disso, é necessário criar um plano de conteúdo consistente, que englobe diferentes formatos e canais de distribuição, como blogs, redes sociais e e-mail marketing.

Otimização de conteúdo para SEO

Para garantir que o conteúdo produzido alcance um bom posicionamento nos mecanismos de busca, é fundamental otimizá-lo para SEO. Isso inclui a escolha de palavras-chave relevantes, a utilização de títulos e subtítulos atrativos, a inclusão de links internos e externos, e a produção de conteúdo original e de qualidade. Além disso, é importante acompanhar o desempenho do conteúdo através de ferramentas de análise, para identificar oportunidades de melhoria e ajustar a estratégia de marketing de conteúdo conforme necessário.

Estratégias avançadas de marketing de conteúdo

Além dos elementos básicos do marketing de conteúdo, existem também estratégias avançadas que podem ser utilizadas para potencializar os resultados. Isso inclui a produção de conteúdo interativo, como quizzes e infográficos, a personalização do conteúdo de acordo com o perfil do consumidor, e o uso de técnicas de influencer marketing para ampliar o alcance e a credibilidade da marca. Ao adotar essas estratégias avançadas, as empresas podem se destacar da concorrência e conquistar resultados ainda mais expressivos com o marketing de conteúdo.

Como investir corretamente em Marketing de Conteúdo: dicas e estratégias para obter sucesso

Investir corretamente em marketing de conteúdo exige uma abordagem estratégica e focada nos elementos essenciais dessa modalidade. Ao definir o público-alvo, criar um plano de conteúdo consistente e otimizar o conteúdo para SEO, as empresas podem aumentar sua visibilidade e engajamento com o público. Além disso, ao adotar estratégias avançadas, como a produção de conteúdo interativo e o uso de influencer marketing, as empresas podem se destacar da concorrência e obter resultados ainda mais expressivos. Portanto, ao investir em marketing de conteúdo, é essencial seguir essas dicas e estratégias para obter sucesso e alcançar os objetivos desejados.

Fonte Consultada: Texto gerado a partir do Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=cqWBmzxlpy0 do Canal RD Station en Español .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima