Движението за здравословна храна: сила в единството
Introdução
As mudanças na alimentação parecem estar universalmente caminhando para uma dieta dominada por um maior consumo de alimentos ricos em calorias, xarope de milho e açúcar, produtos de origem animal e óleo, graças às políticas agrícolas globais que criaram um foco de longo prazo na produção de coisas como milho barato. O consumo desses alimentos com alto teor de gorduras saturadas e trans, sal e açúcar, é responsável por pelo menos 14 milhões de mortes a cada ano – 14 milhões de mortos.
Unidade na Luta pela Saúde
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde afirma que, longe de ser um fracasso da vontade individual, isso é, na verdade, um fracasso da vontade política de enfrentar o grande negócio que está em séria oposição. Os governos estão colocando os interesses econômicos à frente da saúde. Assim como aprendemos com a experiência da indústria do tabaco, uma forte corporação pode vender quase tudo para as pessoas. Este é um terreno difícil para muitos acadêmicos de saúde pública. Leva cinco décadas desde os primeiros estudos que ligam cigarros e câncer para efetivar políticas eficazes de saúde, com um grande custo para a saúde humana.
Movimento pela Alimentação Saudável
Prevenir doenças cardiovasculares não é uma tarefa fácil, pois isso significa enfrentar os poderosos setores industriais, mas é possível com coragem política suficiente. E isso já foi feito antes. Há um ótimo exemplo de ação bem-sucedida: a mudança para a amamentação. O leite materno não gera lucros, por isso empresas como a Nestlé empurram leites adaptados para bebês e milhões de bebês podem ter morrido como resultado disso. Assim, um movimento global se levantou e levou à adoção de um código que regula a venda de substitutos do leite materno.
Estratégias e Desafios
Para a melhoria da saúde pública, é essencial permanecer unido. É necessário enfrentar e se posicionar, mesmo que isso coloque em risco nossas profissões e carreiras. Devemos buscar equivalentes alimentares do Greenpeace e estar preparados para resistir às estratégias da indústria alimentícia. A unidade é definida como fonte de poder para o movimento. É necessário evitar a fragmentação entre os grupos de saúde pública e não se deixar enfraquecer pelas estratégias da indústria de alimentos. Ao agir juntos, podemos alcançar mudanças significativas na promoção da saúde e na luta contra doenças relacionadas à alimentação.